segunda-feira, 23 de março de 2009

Relatório do filme "Super Size Me"

O Super Size Me é um documentário, que observa a vida de um homem adulto saudável que durante 30 dias apenas se alimenta de "fast-food". O filme foi criado para analisar o estilo de vida física e psicológica do seu actor/exprimentista (Morgan Spurlock) durante esta experiência e explora a influência das indústrias de comida rápida nos dias que correm.
Durante a gravação, Spurlock comia 3 refeições diárias no McDonald's, chegando a consumir em média 9 Big Macs por dia.
Antes de começar esta experiência, Spurlock era uma pessoa saudável (media 1,88m e pesava 84 kg) e a após este estudo, engordou 11 kg. Também exprimentou mudancas de humor, disfunção sexual e danos no fígado. Nos 14 meses seguintes, Spurlock perdeu os 11 kg que tinha ganho durante a gravação.
O que levou Spurlock a fazer a investigação foi o número crescente de obesos presentes nos EUA. Spurlock afirmou que o "fast-food" pode ser bastante viciante, mas não tanto como a nicotina.

Spurlock começou a sua dieta com um café de manhã em Manhattan, onde há em média quatro McDonald's por milha quadrada. Começou, também a viajar de táxis com maior frequência para andar apenas 5000 passos por dia, que é a média da população norte-americana. Ele tinha que seguir outras regras como: comer três refeições no McDonald's; só poder ingerir os alimentos do menu; consumir o tamanho Super Size sempre que lhe for oferecido; aceitar todas as promoções que lhe oferecessem para que ele compre mais comida do que a inicialmente intencionada.
No 2º dia, o protagonista, come pela primeira vez o tamanho "Super Size", que leva cerca de uma hora a comer. A experiência leva-o a vomitar no caminho para casa e consequentemente o aumento do seu estômago.
Depois de 5 dias passados durante esta experiencia, Spurlock ganha aproximadamente 4,5 kg, nessa altura tem uma sensação de depressão que é causada pela comida do McDonald's. Um médico descreveu-o como "viciado".
A sua noiva, Alexandra Jamieson é uma testemunha real da experiência e das suas consequências. Antes do fim do processo, familiares e amigos de Spurlock começam-se a preocupar.
Próximo do 20º dia, Spurlock sente estranhas palpitações no coração. Consulta o seu médico particular que o aconselha a parar o processo, afirmando que poderá ser prujedicial para a sua saúde, mas apesar do aviso, ele continua com o teste. Mais tarde declarou numa entrevista, que o seu irmão mais velho era o motivo para a continuação desta sua observação.
Spurlock chega ao dia 30 e cumpre o seu objectivo. Comeu 9 vezes "Super Size", das quais 5 foram no Texas. Todos os médicos ficaram impressionados com o seu grau de deterioração da saúde, chegando um deles a afirmar que os danos causados no seu fígado eram irreversíveis e, que poderia vir a sofrer um ataque cardíaco, mesmo perdendo o peso ganho durante o processo.

Sem comentários: